quarta-feira, 30 de maio de 2012

HOMENAGEM DA EMEF SÃO LUIS A SEUS PROFESSORES-2011

CONHEÇA NOSSA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL / AEE

O QUE É O AEE?
Um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
      O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola comum e fora dela.
O QUE FAZ O AEE ?
Apoia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades;Disponibiliza o ensino de linguagem e de códigos específicos de comunicação e sinalização;Oferece tecnologia assistiva (TA)Adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;Acompanha o uso desses materiais e recursos em sala de aula, sem, contudo, interferir no ensino dos conteúdo curriculares. 
AEE: QUANDO E ONDE ?
O AEE é realizado no período inverso ao da classe comum frequentada pelo aluno;Para maior benefício do aluno, esse serviço deve ser oferecido preferencialmente na própria escola que esse aluno frequenta;Há ainda a possibilidade de o AEE ser realizado em outra escola próxima ou em centros especializados em AEE, enquanto cada escola não tem o seu próprio serviço de AEE.
O AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público alvo da Educação Especial, nas turmas das escolas comuns;Constitui oferta obrigatória dos sistemas de ensino, embora participar do AEE seja decisão do aluno e/ou de seus pais/responsáveis
PARA QUEM?
São atendidos, nas Salas de Recurso Multifuncionais, alunos público-alvo da educação especial, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto N. 6.571/2008.
Para alunos com deficiência; transtornos globais do desenvolvimento (TGD); com altas habilidades/superdotação;Deficiência física;intelectual; visual: baixa visão e cegueira;Surdocegueira e Deficiência Múltipla;Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD);Altas Habilidades/ Superdotação;Surdez.
PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL:
Professor especializado na SRM; de LIBRAS;em português, como segunda língua de alunos com surdez;Professor especializado do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Deficiência Visual (CAP);Revisor de Braille.











o
Professora ADRIANA PINHEIRO DE SOUSA lotada na EMEF São Luis assumindo a missão da SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL/AEE-Graduada em Pedagogia pela UECE e Especializada em Educação Especial pela UFC.

terça-feira, 29 de maio de 2012

VÍDEOS JOGO CAPOEIRA-PROJETO PÉROLA NEGRA 2012

ATIVIDADE DO PROJETO PÉROLA NEGRA 2012
































Com o objetivo de dar posseguimento as atividades do Projeto Pérola Negra os Professores das disciplinas de Arte Educação e Educação Fisica (Antonia Claúdia Rocha Carvalho e Shirley Késsia Araújo) respectivamente,trabalharam a capoeira em sala de aula,levando os alunos a pratica  do jogo nos espaços físicos da escola como também no Ginasio Poliesportivo Municipal com o intuito de resgatar através desta atividade a cultura afro descendente.No  referido momento os professores das disciplina deram enfase a importância deste jogo como forma de expressão do povo afro e aos beneficio da mesma como atividade física.
O Projeto Pérola Negra tem como objetivo conhecer e valorizar a cultura afro indígena.

Atividades COM VIDA




Momento de socialização do projeto COM VIDA com lideres de sala e Grêmio estudantil.