quarta-feira, 23 de maio de 2012

HISTÓRICO DA EMEF SÃO LUIS-PACOTI/CE

HISTÓRICO DA ESCOLA
Presente nos principais capítulos de nossa história educacional, a Escola São Luis teve sua origem a partir da fundação da Sociedade Educadora de Pacoti, aos 29 de julho de 1951, cujas finalidades eram: fundação, instalação e manutenção de um estabelecimento de instrução primária para jovens do sexo masculino, denominado “Instituto São Luiz de Pacoti”, o qual posteriormente se transformaria em Ginásio, para auxiliar a educação dos jovens filhos de famílias menos favorecidas.
A 1ª Diretoria efetiva foi eleita por aclamação na sessão de fundação da Sociedade, ficando assim constituída: Dr. Luiz Cícero Sampaio, presidente – Mozart Pinheiro Lucena, 1º vice presidente – Padre Bernardo Campos, 2º vice presidente – Walkírio Hipólito Silveira, 1º secretário – Raimundo Lobato Sampaio, 2º secretário – Alarico Ribeiro Guimarães, 1º tesoureiro – Dr. José Firmo de Souza Holanda, 2º tesoureiro. Conselho Fiscal: Jacinto Medina Filho, presidente – Belini Cruz Gondim, vogal – José Ismart Gomes de Lima, vogal.  
A escolha do nome do educandário por parte do grupo de sócios prestava singela homenagem ao extinto Instituto São Luiz, primeira escola de porte do município, fundada em 1907, pelo Padre Antonio Tabosa Braga (Monsenhor Tabosa) e tendo como primeiro diretor Francisco de Menezes Pimentel, que viria a ser interventor (governador) do Estado do Ceará, na ditadura varguista do Estado Novo. O então Instituto também recebeu alunos de todos os pontos do Estado e de fora dele, alcançando importantes conquistas, como a publicação do 1º Jornal de Pacoti, intitulado “A Escola”, de 1914, e a sua posterior transferência para o centro de Fortaleza, funcionando num sobrado da esquina da Avenida do Imperador com Rua Liberato Barroso, entre as décadas de 1930 e 1950.
            O funcionamento do “novo Instituto São Luiz” iniciou, de fato, em 1953, ano em que foi reconhecida com publicação no Diário Oficial do Estado, em dois espaços. O internato ocorria no prédio sito à atual Rua Irmã Olga Ferraz que fora o mesmo espaço utilizado pelo “antigo São Luiz”, e as aulas propriamente ditas aconteciam em salas do Grupo Escolar Menezes Pimentel. O primeiro diretor foi o Padre Bernardo Campos.
Em 1º de janeiro de 1960, foi inaugurada a novo sede da escola que teve como denominação inicial de Ginásio São Luis, tendo como entidade mantenedora a Campanha Nacional de Educandários Gratuitas – CNEG, que posteriormente modificaram a denominação para Centro Educacional São Luis mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, escola cenecista oriunda da filosofia filantrópica  fundada Felipe Thiago Gomes, aonde a comunidade local era representada por pessoas que compunham o setor local e tinham o poder de decisões em favor da unidade escolar, tendo uma grande ascensão nos anos setenta e oitenta, com uma vasta cobertura de atuação dessas escolas, que em todo o Brasil tinham representação em toda as unidades federativas brasileiras.
Na década de noventa os problemas financeiros afetaram a CNEC e com o advento do FUNDEF, que passou a contemplar a universalização do ensino fundamental nos municípios brasileiros, as unidades cenecistas começaram a encerrar suas atividades e muitas prefeituras passaram a negociar os espaços físicos como desapropriação, aluguéis e compras dos mesmos.
            A nossa realidade não foi diferente, visto que nossa escola mantinha um convenio com CNEC a partir de 1998, aonde os alunos do ensino fundamental era todo da rede municipal e o ensino médio pertenceria a CNEC, funcionando no turno noite.
Em dezembro de 2001 a CNEC manifestou o desejo de não mais renovar o convenio com a PM de Pacoti, o que acarretou uma reação imediata por parte do gestor municipal, que em janeiro de 2002 assinou o decreto municipal de Nº 001/2002 com a finalidade de desapropriação (diário oficial do Estado do Ceará série 2 ano IV Nº 005 – Fortaleza 08 de janeiro de 2002).
No dia 25 de março de 2002 foi sancionada a Lei Nº 1.183, que criou a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luis, que passou a ter como mantenedora a Prefeitura Municipal de Pacoti, subordinada a Secretaria Municipal de Educação. Nesse período a EMEF São Luis era composta de seis salas de aula e tendo sua matricula estendia aos anexos Enéas Hortêncio da Silveira, localizada a Rua João Hipólito e salas alugadas no Instituto Maria Imaculada, localizada na rua Irmã Ferraz, onde eram matriculados os demais alunos.
O aumento da demanda suscitou a necessidade de ampliação no antigo prédio e em 05 de agosto de 2007, foi inaugurada a nova Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luis, resultado de uma parceira entre poder municipal e estadual. Hoje, contamos com 13 salas de aula que abrigam a nossa atual clientela de 563 alunos distribuídos entre o 5º ao 9º ano do ensino fundamental.
A escola São Luis é referencia em educação para a comunidade pacotiense. Varias pessoas estiveram a frente de suas atividades durante sua história, tais como: Maria Ziza Vieira Penaforte, José Ozenir Dias Jacaúna, Clara Ely Nogueira de Quieroz, Maria Auricélia da Silva, José Eronildo Silveira, Francisco Batista Marques, Pe. Lúcio Martins da Fonseca, Maria Celeste Ramos Silveira, Pe. Egídio Ragassi, Dr. Edmilson Guimarães Almeida, Dr. Adalberto Barros Leal. Hoje está a frente da EMEF São Luis a Prof. Esp. Maria Lucimeire Barbosa da Silva.

4 comentários:

  1. Estudei no Ginásio São Luis sob a direção do Pe. Quilliani Mitnasch Tridolin, no período de 1955/1958. Me orgulho de ter sido aludo dessa nobre Instituição de Ensino. Devo muito aos mestres: Pe. Quilliano, Eyorand Benévolo de Andrade; Thais Bastos Silveira; Maria José Pinheiro; Flávio Ferreira Lima, Professora Áurea; Professora Duquinha e muitos outros cuja lista não cabe neste espaço.
    Hoje, formado em Agronomia, ainda no pleno exercício das funções de Agrônomo da Codevasf, em Brasília, lembro todos os dias do período que estive interno nesse Educandário e pratico os ensinamentos que me transmitiram os citados mestres.
    Sou muito grato e jamais deixarei de reconhecer o sacríficio e a dedicação de todos estes mestres que exerciam o magistério muito mais pelo amor à profissão do que pelo valor pecuniário. Eram verdadeiros sacerdócios da educação.
    Luiz Bezerra de Oliveira e-mail: lbovarzea@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha!!!Qdo iniciamos este blog foi com o objetivo de divulgar as atividades pedagogicas para os alunos e com orgulho mostrar o trabalho de nossos colegas
    Fico feliz em tê-lo como visitante de nosso blog.
    Hoje temos como diretor o Prof.José Ozenir Dias Jacaúna.
    Sou a Profª Rosa Maura Uchôa ex-aluna e professora desta nobre entidade.
    rosamaurauchoa@hotmail.com ou emefsao_luis@hotmail.com ambos no msn.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa Maura,
      Boa tarde, Muita PAZ,
      Estive em Pacoti dias 25/28 de julho próximo passado. Foi uma viagem antológica. Pisei naquele chão tão lembrado do tempo que era estudante. Muito diferente da geografia dos primeiros olhos. Fui à Igreja, andei a pé pela rua do comércio. Fui ao Patronato, ao Ginásio São Luis, Salão Monsenhor Tabosa (que era o dormitório dos alunos internos do São Luís). Quanta saudade, quanta tristeza não poder resgatar aquele tempo, os colegas, os mestres... Muitos já se foram... Restam as figuras e as vozes adormecidas na minha lembrança daqueles dias distantes...
      Não sei porque Professora Rosa, mas somente hoje vi seu e-mail.
      Ainda assim, tenho prazer em responder...
      Um forte abraço deste aluno do Ginásio São Luís. Não sou ex-aluno, sou ALUNO DO PE. QUILLIANI e da PROFESSORA THAIS BASTOS SILVEIRA e CIAS.
      Um grande abraço, próxima vez que for à Serra, vou procurá-la, sem dúvida.
      Luiz Bezerra e-mail: lbovarzea@gmail.com

      Excluir