terça-feira, 31 de julho de 2012

ARRAIÁ DA GENTILEZA

A EMEF São Luis  desde 2010,desenvolve  projetos voltados para o fortalecimento de valores ate então esquecidos, como: o amor, a solidariedade, a compreensão ,a gentileza...  Preocupada com a continuação desta ação desenvolve hoje o Projeto Gentileza  que tem como meta a  pratica atitudes de gentileza para com o outro e para com o meio ambiente.
Preocupada com a aprendizagem de seus alunos, a Coordenação Pedagógica da EMEF São Luis em uma de suas avaliações cotidianas em conjunto com o coletivo de professores  sentiram a necessidade de fazer uma intervenção nos 6º anos ,pois as referidas turmas apresentaram em seu cotidiano escolar, indícios de indisciplina e desinteresse pelos conteúdos. Situação esta que foi comprovada pelos resultados do 1º bimestre do ano em curso.
Com a vontade de acertar, a Coordenação criou o Projeto de Intervenção o qual denominamos de Moeda da Gentileza, sua principal meta é estimular nos alunos dos 6º anos e consequentemente diminuir as atitudes de indisciplinas. Para isso lançamos mão de uma moeda fictícia que possui valor de compra. Como trabalhos que esse instrumento? A utilizamos como moeda de compra, para conquista-la  o aluno teria que durante a aula ou aulas em questão, desenvolver sua atividades a contento como também mudar sua postura com relação ao comportamento. Ao fim de cada aula o aluno ganha uma moeda que tem o valor de troca(valor).
O projeto Moeda da Gentileza seria apenas uma forma de incentivar os alunos , mas graças ao envolvimento dos professores e a adoção do projeto pelo alunos, transformou-se em uma grande festa, dando frutos positivos.
Para comemorar, culminamos o projeto dia 29 de junho  de 2012 fazendo o Arraiá da Gentileza, onde o aluno usaria sua moeda para comprar comidas típicas, brinquedos e poderia comprar também  fichas para participar de brincadeiras juninas como a nega maluca, rabo do jumento, pescaria...
A culminância teve uma participação maciça dos alunos e professores dos 6º anos. Tamanho foi o sucesso que iremos no 2º período formatar este projeto.